domingo, 6 de janeiro de 2013

Ensaio da bateria


Pouca gente sabe, mas a bateria é o coração de uma escola de samba e é preciso muita dedicação e organização para que o som produzido fique "redondinho" para embalar a diversão.
O número de ritmista de uma bateria varia muito e vai de acordo com o porte de uma escola de samba para outra, mas é unânime o fato de a bateria fica sob o comando de um ou dois Mestres de Bateria. Geralmente, os instrumentos que se fazem presentes são: surdo de primeira, caixa de guerra, repique, chocalho, tamborim, cuíca, reco-reco, pandeiro e o prato. No entanto, a ausência de um ou outro instrumento pode ocorrer, pois fica a cargo do estilo de cada agremiação. 

Os ensaios ocorrem durante o ano. No  caso da Estação Primeira, retornaram com tudo a partir deste domingo, dia 06 de janeiro, das 17h às 22h. Aproveita-se para ensinar a novos ritmistas as características do batuque ou coordenar aqueles que já tocam e só precisam acompanhar o que o mestre de bateria deseja. 

Os gestos indicam a hora de alguns instrumentos entrarem no ritmo e, mais importante, o início dos compassos: a virada de primeira, em que todos os instrumentos entram juntos, comandados pelo surdo de primeira; a virada de segunda, sem os instrumentos agudos como cuíca, chocalho e agogô; e a virada de terceira, com o retorno de todos os instrumentos e a alternância entre surdo de primeira e terceira. Por fim, a bateria vira e se prepara para sair. E é neste embalo que a magia do samba acontece.

Desta forma, não existe restrições de idade, sexo ou etnia. Todos podem participar da grande festa popular, ritmada pela bateria. 

Participe!

Ensaio da bateria
Todos os Domingos
Das 17h às 22h
Local: SEDE - Avenida Ulisses Guimarães, n° 364 - Jardim Rosas 



Veja como funciona uma bateria de escola de samba em: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2010/02/12/238964-veja-como-funciona-a-bateria-de-uma-escola-de-samba

Nenhum comentário:

Postar um comentário